quarta-feira, 8 de abril de 2009

Olá fãs e visitantes!

Essa é a nossa primeira postagem aqui; Gostaríamos de estar sempre tentando passar para vocês, leitores e acompanhantes do blog, o nosso conhecimento sobre essa mulher fantástica e grande artista Tarsila do Amaral, e também gostaríamos de estar sempre aprendendo mais e mais com cada um de vocês!

Esperamos poder estar a cada dia melhorando e aprimorando os nossos conhecimentos nesse mundo virtual, e é claro, sem esquecer-mos de vocês, que são o que fazem este blog crescer!

Bom, já dadas as boas-vindas...

Podemos começar falando um pouquinho da vida da pessoa que é o motivo de estarmos aqui: Tarsila do Amaral!

Bom galerinha, Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência. 

Estudou em São Paulo no Colégio Sion e completou seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pintou seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casou-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separou-se dele e começou a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente estudou desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarcou para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Frequentou também o ateliê de Émile Renard. Em 1922 teve uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressou ao Brasil e se integrou com os intelectuais do grupo modernista. Fez parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começou seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integrou-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos. 

Voltou à Europa em 1923 e teve contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estudou com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Manteve estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visitou o Brasil em 1924. Iniciou sua pintura “pau-brasil” dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926 expões em Paris, obtendo grande sucesso. Casou-se no mesmo com Oswald de Andrade. Em 1928 pintou o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolgou com a tela e criou o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expões individualmente pela primeira vez no Brasil. Separou-se de Oswald em 1930. 

Em 1933 pintou o quadro “Operários” e deu início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participou do I Salão Paulista de Belas Artes. Passou a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalhou como colunista nos Diários Associados. 

Nos anos 50 voltou ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 teve sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.


E aí pessoal ?  Deu pra sacar tudinho sobre a vida dessa figura fantástica né ?!

Esperamos que todos vocês tenham gostado!

E até a próxima galera!

8 comentários:

  1. Adorei este blog falando sobre essa grande artista maravilhosa

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse blog, MUUUITO interessante.. poste coisas novas, beijos :D

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que legal, sou muito fã de Tarsila, conheço muitas obras dela, e tenho até uma cópia no meu quarto do Abaporu, bom saber que vocês são como eu. Parabéns, está tudo muito bem explicado sobre a minha idola. Beijos de Júlia.

    ResponderExcluir
  4. Como foi que vocês tiveram esta ideia do blog ?

    ResponderExcluir
  5. Bom foi assim , a nossa professora de artes nos pediu para fazer um fã-clube e cada grupo tem um ídolo e o nosso é a Tarsila do Amaral!Nós tivemos uma idéia de blog e a professora espalhou a idéia para todos e agora todos os grupos tem que fazer um blog , mas nós fizemos assim só para ganhar ponto mas depois nós começamos a nos interessar por Tarsila e resolvemos fazer isto aqui com amor e dedicação! ♥ Ah o nome dos integrantes do nosso grupo :
    Anna Luisa Ferreira
    Letícia Magalhães
    Lorena Quitete
    Natália Azevedo
    Sara Haddad
    Thaynná Soares
    ;]

    ResponderExcluir
  6. Vei, poe outra cor por favor, num da para ler direito, mais também gostei do blog, é 10

    ResponderExcluir